Rota Transportes realizou evento pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Rota Transportes, empresa do Grupo Brasileiro,  realizou, na quarta-feira, 25 de setembro, um evento comemorativo pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (transcorrido no dia 21), que contou com a participação de diretores e membros da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Núcleo Cuidar e da FUNDESB (Fundação da Pessoa com Deficiência do Sul da Bahia). Além de confraternização, aconteceram oficinas e apresentação de dança no pátio da sede da empresa, em Itabuna.

Na abertura, a psicóloga Ivana Almeida disse que é importante aproveitar momentos como este para “refletir sobre nossas ações, nossos espaços, nosso comportamento diante de uma pessoa com deficiência e o que podemos fazer para melhorar essa realidade”. O gerente da Rota, Vladimir Almeida, deu as boas-vindas aos convidados.

Ivana afirmou que a Rota sempre apoiou as atividades realizadas pelas entidades de assistência à pessoa com deficiência e que este ano implantou o projeto Empresa Amiga da Inclusão. Segundo a psicóloga, a Rota tem promovido oficinas de capacitação profissional com o objetivo de facilitar a contratação de pessoas com deficiência nas vagas abertas pela empresa.

Após a recepção aos participantes do evento, organizado pelo setor de Recursos Humanos, foi servido o café da manhã. Em seguida, a professora de educação física, Alana Diala Bezerra, apresentou um trabalho de expressão corporal desenvolvido na Apae, desde 2002, com a participação do aluno Abimael Santana.

Em seguida, o grupo se dividiu para participar de oficinas de desenvolvimento profissional. Uma das atividades contou com a orientação da psicóloga Adriana Ferreira, especialista em Psicologia Existencial Fenomenológica, e a outra teve a contribuição da psicóloga Jaqueline Abreu, especialista em Avaliação Psicológica e Orientação Profissional.

Na oportunidade, a fundadora e diretora do Núcleo Cuidar, Cláudia Brito, disse que esse tipo de evento é muito importante e agradeceu o apoio da empresa nas atividades da instituição, que hoje presta assistência a 212 pacientes com síndrome neurológica. O presidente da Fundesb, Napoleão Santana, disse que o envolvimento da Rota Transportes “é muito bom para a pessoa com deficiência, porque a empresa tem aberto portas e promovido a qualificação profissional para o mercado de trabalho.”

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Brasileiro, Jaciara Santos, o grupo vem desenvolvendo um trabalho com muito afinco com intuito de inserir pessoas com deficiência nas empresas. “Iniciativas como esta estão sendo realizadas em toda a organização. Entendemos a importância de qualificar, capacitar e trabalhar nesta inserção. Temos participado de eventos como dia D, em parceria com instituições como o Sine (Sistema Nacional de Emprego), onde divulgamos as nossas vagas e já realizamos processos seletivos.”, concluiu Jaciara.

As atividades da comemoração  pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência promovidas pela Rota Transportes, foram encerradas com o poema “Deficiências”, de Mário Quintana, recitado pelo jornalista Valério de Magalhães, assessor de imprensa do Grupo Brasileiro.