Rota transportou crianças para a alegria do McDia Feliz, em Itabuna

A campanha McDia Feliz 2019, promovida pelo Instituto Ronald McDonald, foi realizada com sucesso, no último sábado, 24 de julho, na praça de alimentação do Shopping Jequitibá, em Itabuna, animada por shows infantis, brincadeiras e muitos lanches, e com renda revertida para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) do Sul da Bahia.

A Rota Transportes que apoia a iniciativa, levou à festa mais de 100 crianças do Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado, Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães (da Comunidade Santo Antônio) e de uma comunidade que a Polícia Rodoviária Federal mantém. E como já vem fazendo há alguns anos, transportou ainda 200 crianças das creches Irmã Margarida e Maria Goretti, patrocinando o lanche com o cobiçado Big Mac.

Diante de uma causa social tão relevante, a Rota Transportes mobiliza uma equipe de colaboradores, que acompanha as crianças do desembarque no shopping ao embarque, bem como presta toda a assistência na praça de alimentação, a fim de contribuir com o sucesso do evento.

A vice-diretora do GACC-Sul da Bahia, Teresa Cristina Pereira, lembrou que este ano o McDia Feliz completou 20 anos em Itabuna. Ela agradeceu a todos que contribuem com a campanha e disse que atualmente 130 famílias, de diversos municípios da região, são acolhidas no acompanhamento do tratamento de crianças com câncer. O McDia Feliz acontece anualmente sempre no último sábado do mês de agosto.

Parte das vendas realizadas com Big Mac, no último sábado nos restaurantes McDonald’s nas cidades de Porto Seguro, Vitória da Conquista e Itabuna serão destinadas ao GACC Sul Bahia, localizado na cidade de Itabuna, e que atende a 202 municípios.

Segundo Teresa Cristina, a renda obtida com o evento em 2019, nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista será empregada na aquisição de kits de cateteres, que são individuais e intransferíveis, para utilização no tratamento das crianças, evitando que elas tenham as veias furadas várias vezes durante os procedimentos médicos, além de investir no treinamento de agentes de saúde do Estado e do Município para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. “Com essas medidas, pretendemos elevar a 85% a chance de cura da doença”, afirmou.

A vice-diretora da instituição declarou ainda que “Ao longo desse tempo, a Rota tem sido uma parceira muito forte e importante. A diretora Elaine Carletto foi três vezes madrinha da campanha. Ela não mede esforços para contribuir com a alegria das crianças do GACC. Precisamos também agradecer ao nosso voluntariado, pois sem essas pessoas isso não existiria”.

Por sua vez, a diretora da Creche Maria Goretti, Lêda Novaes Silva, também destacou o apoio da Rota. “A ação da Rota é maravilhosa, nesse e em outros eventos que a gente solicita”, disse. Por sua vez, a diretora da Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, Maria Aparecida Formigli Martins, fez questão de enfatizar a pontualidade na chegada dos ônibus e o comportamento dos motoristas: “são pacientes, educados e demonstram enorme profissionalismo”, salientou.

Miranéia Carvalho, diretora da Creche Irmã Margarida, afirmou que “para muitas dessas crianças, esta é a única oportunidade de vir ao shopping e se divertir pra valer. Por isso considero maravilhosa a participação da Rota, que sempre colabora com os eventos da creche, sempre chega junto, como uma grande parceira”, acrescentou.

A atuação do GACC-Sul da Bahia conta também com o apoio do INCA (Instituto Nacional do Câncer), que dá suporte ao trabalho realizado na região, e do NEOP (Núcleo de Estudos Oncopediátricos), que funciona dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com uma equipe multidisciplinar.